sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A aula como acontecimento


Impossível ler o texto de Geraldi e não pensar em nossa própria experiência escolar. Refletindo sobre isso, consegui relembrar alguns momentos em que minhas aulas foram realmente um acontecimento. Outro fato interessante é que tais momentos estão conectados a professores bastante autônomos e criativos.
Segue-se então a reflexão de que tipo de professor pretendemos ser e como estamos nos formando para isso. A educação precisa se inovar, evoluir. Sala de aula, giz, lousa e caderno não atende às necessidades e muito menos à realidade em que vivemos.
De que forma podemos contribuir para a inovação? O que podemos criar junto aos alunos? Qual o nosso desejo em relação à educação?
Essa reflexão nunca pode ter fim.

"Ensinar não é mais trasmitir e informar, ensinar é ensinar o sujeito aprendente a construir respostas, portanto só se pode partir de perguntas. (...) Tornar a aula como acontecimento é eleger o fluxo do movimento como inspiração, rejeitando a permanência do mesmo e a fixidez mórbida no passado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário